FÉ E DEVOÇÃO

Caminhada de Santo Amaro percorre 170 quilômetros até o Agreste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/01/2014 às 11:43

Sessenta e seis pessoas de 20 municípios pernambucanos e de mais 10 estados brasileiros. Esse é número de peregrinos que participam da 8ª Caminhada de Santo Amaro. Fé, coragem, entusiasmo e companheirismo são alguns dos elementos que devem prevalecer durante o percurso que saiu nessa terça-feira (7) da Igreja de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, com destino à igreja do santo em Taquaritinga do Norte, no Agreste.
 
Idealizada pelo médico nortetaquaritinguense Nilton Curvêlo, a ação, cujo percurso tem 170 quilômetros de extensão, foi inspirada na Caminhada de Santiago da Compostela, na Espanha. A ideia, segundo os organizadores, é que a caminhada promova aos participantes um clima de simplicidade para uma convivência fraterna entre as pessoas.
 
A previsão é de que o trajeto passe por onze municípios, a partir do seguinte roteiro: partida de Jaboatão dos Guararapes e seguindo por Moreno, São Lourenço da Mata, (Matriz da Luz e Tiúma), Paudalho (Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos), Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro (Vila Mendes), Bom Jardim, Surubim (Povoado Lagoa da Vaca), Vertentes (Povoado Junco) e encerrando em Taquaritinga do Norte.
 
No ato da inscrição, cada participante recebeu um kit com uma camisa, um cajado, uma pequena cabaça e uma bandeira branca simbolizando a paz. Durante todo percurso, os caminhantes são orientados desde a roupa ideal até o melhor modo de caminhar. Cada integrante também recebeu um Guia da Caminhada de Santo Amaro.

Em Taquaritinga, os fiés serão acolhidos na entrada da cidade pelo pároco do município, prefeito, autoridades locais e a centenária Banda Dom Luiz de Brito. Todos seguirão até a Igreja Matriz, onde cada participante vai receber o certificados de participação no evento.