fenômeno

Ventos de até 57 km/h atingem municípios do interior, diz Apac

Do NE10
Do NE10
Publicado em 27/01/2014 às 10:40

Pelo menos nove municípios do interior do Estado foram afetados por rajadas de ventos de até 57 km/h na tarde do último sábado (25). A informação foi divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Em algumas localidades houve registros de falta de energia elétrica.

O fenômeno teve duração de aproximadamente cinco minutos e foi o suficiente para provocar estragos nas cidades de Caruaru e Riacho das Almas, ambas no Agreste. Segundo a Apac, a velocidade média da ventania foi de 40 km/h chegando a 57 km/h em alguns momentos.

Em Caruaru [Veja o vídeo abaixo], um painel publicitário chegou a cair e atingiu uma mulher que passava pela rua Duque de Caxias, no centro da cidade. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Regional do Agreste (HRA), mas não corre risco de morte.

Já em Riacho das Almas, os ventos derrubaram a cruz da torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro do município. Parte da estrutura da Festa de São Sebastião, realizada durante o final de semana na cidade, também foi danificada.

Ao NE10 Interior, internautas também relataram a ocorrência do fenômeno. 'Tudo foi muito rápido. Estava dentro de casa e ouvi um forte barulho. Quando saí para olhar, as folhas das árvores da rua estavam caindo, o vento era muito forte', conta o jornalista Cloves Teodorico, morador de Garanhuns, no Agreste.

Em Camocim de São Félix, ainda no Agreste, a população também relata os transtornos provocados pelos fortes ventos. 'Aqui ocorreram estragos também, principalmente panes na rede elétrica', relata o estudante de jornalismo e munícipe José Batista.

Cidades afetadas pela ventania, segundo a Apac:

Belo Jardim
Caruaru
Riacho das Almas
Ibirajuba
Gravatá
Sertânia
Palmares
Santa Cruz do Capibaribe
Camocim de São Félix