educação

Caruaru tem o 1º Centro Universitário do interior do Nordeste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 04/02/2014 às 16:30

O primeiro Centro Universitário do interior do Nordeste é caruaruense. O título é fruto da portaria nº 87, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União da última sexta-feira (31), em que transforma a Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip) em Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UniFavip/DeVry).

Com o reconhecimento, a instituição, situada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, adquire autonomia para criar, ampliar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de ensino superior. Atualmente, o estabelecimento de ensino superior conta com 6.500 alunos na graduação e na pós-graduação, distribuídos em mais de 30 cursos.

Para validação do credenciamento de centro universitário, o MEC avalia critérios como ter pelo menos oito cursos reconhecidos, oferecer opções em todas as áreas de ensino - exatas, jurídicas, ciências da saúde e ciências sociais -, ter avaliações com notas entre 4 e 5, possuir no corpo acadêmico mestres e doutores, além de oferecer aos alunos iniciação científica e extensão à comunidade.

O GRUPO - A DeVry Brasil, controladora da Unifavip, faz parte da DeVry Education Group, um dos maiores grupos educacionais norte-americanos, presente em mais de 40 países, servindo 150.000 alunos e com mais de 80 anos de tradição. Atualmente, além de Caruaru, a empresa controla instituições de ensino superior no Recife (PE), em Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Teresina (PI).