trabalho e emprego

Salgueiro ganha unidade do Acessuas e oferta cursos à população

Do NE10
Do NE10
Publicado em 04/02/2014 às 10:59

Começou a funcionar esta semana em Salgueiro, no Sertão pernambucano, a casa do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). O local servirá de articulação, mobilização, encaminhamento e monitoramento dos usuários que tenham o Cadastro Único do Bolsa Família. A proposta é fazer uma conexão com a rede de proteção social do município, trazendo pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mundo do trabalho.

A casa abre as portas ao mesmo tempo em que se iniciam as pré-matrículas para os cursos de auxiliar de secretaria escolar, auxiliar administrativo, promotor de vendas, auxiliar de pessoal, recepcionista em serviços de saúde e auxiliar de recursos humanos. O Acessuas fica localizado na avenida Aurora de Carvalho Rosa, n° 307, no bairro Santo Antonio.

Neste primeiro semestre de 2014, serão oferecidas 2.360 vagas, em 50 cursos, muito mais da metade do que foi ofertado em todo o ano de 2013 e que, mesmo assim, colocou Salgueiro como um dos municípios pernambucanos que mais disponibilizou vagas, neste período, ficando atrás somente do Recife e de Petrolina.

O serviço é interligado ao Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal com a parceria do Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Sertão e Secretaria de Desenvolvimento Social/Prefeitura de Salgueiro.