ensino técnico

Alunos do Pronatec recebem certificados em Caruaru

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 28/03/2014 às 13:02

Em abril, formam-se em Caruaru, no Agreste do Estado, os primeiros concluintes de parte dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec - Brasil Sem Miséria) deste ano. Os alunos estão distribuídos em 12 cursos de capacitação técnica com 163 vagas. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os cursos contemplam as áreas de auxiliar de crédito e cobrança, vendedor em gestão e negócios, eletricista de automóveis, almoxarife de obras, encanador instalador predial, confeccionador de lingerie e moda praia, além de modelista e padeiro nas áreas de controle e processos industriais; infraestrutura, produção industrial; produção cultural e design e produção alimentícia.

PROGRAMA - As oportunidades pelo Pronatec Brasil - Sem Miséria são disponibilizadas gratuitamente para incentivar a qualificação profissional da população de baixa renda. Através do programa, o aluno recebe, sem custos, o material didático e escolar, além de uniforme e assistência estudantil para custear os gastos com transporte e alimentação.

Participam do programa pessoas a partir de 16 anos de idade inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único, instrumento que permite aos governos conhecer a realidade socioeconômica das famílias brasileiras. Os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem prioridade nas inscrições, que são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e encaminhadas para as instituições ofertantes.