cprh

Fiscalização no Sertão do Araripe apreende madeiras com documentação irregular

Do NE10
Do NE10
Publicado em 07/04/2014 às 11:09

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou uma varredura no Sertão do Araripe entre os dias 24 e 28 de março para fiscalizar o transporte de lenha, principal matriz energética do pólo gesseiro do estado de Pernambuco.

Dentre os cerca de 30 caminhões vistoriados, a maioria estava com o DOF regular e vinha do Piauí. A equipe de fiscalização também realizou trabalhos de conscientização ambiental para condutores e proprietários de empreendimentos que utilizam lenhas.

Na rodovia 576, entre os municípios de Trindade e Ipubi, foram apreendidos dois caminhões por apresentar o Documento de Origem Florestal (DOF) irregular. Aproximadamente 30 metros de lenhas nativas foram recolhidas em cumprimento à legislação ambiental e foram lavradas multas previstas na lei estadual 14.249/10.

Já no município de Serra Talhada, os fiscais constataram o desmatamento de 15 hectares, onde possivelmente seria um empreendimento de loteamento. A equipe técnica registrou o perímetro da área desmatada, realizou uma análise de algumas espécies dos biomas existentes e está encaminhando um relatório ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).