manifestação

Trabalhadores rurais bloqueiam PE-320 no Sertão do Estado

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 16/04/2014 às 10:14

Dezenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais bloqueiam a rodovia PE-320, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, no trecho em frente à Mineradora Vale do Pajeú, companhia ligada ao Grupo Petribu. Os manifestantes denunciam a falta de diálogo dos gestores da fábrica, desde o início do seu funcionamento, em maio do ano passado, sobre a desapropriação e indenização dos moradores da localidade.

A prefeitura municipal e o governo do Estado também não têm se posicionado sobre o assunto. A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) participa da manifestação, em apoio às reivindicações dos manifestantes.

Das famílias que moram na comunidade de Santa Rosa, há gerações, 41 estão localizadas mais próximas às instalações da mineradora. A construção da empresa começou em agosto de 2011, mas, só em 2013, os moradores foram informados que precisariam desapropriar a área, conforme o Protocolo de Intenções assinado entre a Prefeitura de Carnaíba, a fábrica e o governo do Estado.

“Hoje, nós temos terra e moradia. Para sair de onde estamos, precisamos de uma indenização justa. É necessário começar com um diálogo, mas isso nunca houve. O prefeito nunca nos procurou”, explica a presidente da Associação Pedro Laurentino dos Santos, Risoneide Miguel.

Com o funcionamento da mineradora, os agricultores familiares estão tendo que conviver, também, com a poluição ambiental. A fuligem produzida tem afetado a saúde da população local, especialmente a de crianças, idosos e gestantes, chegando até as comunidades do município vizinho, em Quixaba.

“É preciso que essas famílias sejam justamente indenizadas, para que continuem a plantar em outra localidade, como sempre fizeram. É inadmissível que elas sejam jogadas nas periferias da cidade. Uma vez comprovando a legalidade da instalação dessa mineradora, exigimos que todos sejam respeitados em seus direitos”, desabafa a diretora de Política para a Juventude da Fetape, Adriana Nascimento.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) enviou ofício ao Palácio do Campo das Princesas, no dia 8 de abril, solicitando audiência com o governador do Estado, para tratar, além deste assunto, de outros temas do Movimento Sindical Rural.