evento

Caruaru participa do #ArenaNetMundial em São Paulo

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 23/04/2014 às 11:41

O município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai estar representado durante o debate sobre governança digital e princípios para uma internet democrática no Brasil e no mundo, realizado esta semana em São Paulo (SP).

A gerência de Participação Digital da Secretaria de Participação Social foi convidada para participar da #ArenaNetMundial, evento promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, que reunirá a sociedade civil em palestras, oficinas debates e conferências com transmissão online, até está quinta-feira (24), no Centro Cultural da capital paulista.

O evento contará com a presença de mais de 800 participantes, entre Chefes de Estado, Governos, Ativistas, Organizações da Sociedade Civil e Empresas. Representando a Capital do Agreste, participam do encontro o gerente de Participação Digital, Daniel Finizola, e o coordenador do Gabinete Digital Caruaru, Américo Rodrigo.

As ações de diálogos com a população, promovidas através do Gabinete Digital, têm se destacando junto com outras iniciativas similares pelo país, desde o ano passado, e levaram a gerência a ser convidada para o evento.

Nas manifestações de junho em 2013, por exemplo, o Gabinete Digital transmitiu ao vivo, através das mídias sociais, reunião entre o prefeito de Caruaru, José Queiroz, e manifestantes do movimento "Não é só pelos Centavos", que apresentaram uma série de reivindicações, como melhorias no transporte público.

O Gabinete também desenvolveu dois programas de ações participativas no ano passado: o Prefeito Responde e a Agenda Colaborativa. Atualmente, o Gabinete Digital também desenvolve o programa Ouvidoria 2.0, para responder dúvidas da população sobre a gestão municipal.

"Esse é um momento fundamental para compartilhar ideias sobre como melhorar as experiências de Governança Digital pelo mundo, através do debate sobre os princípios de uma internet livre e democrática no país", enaltece Finizola.

As pessoas poderão acompanhar e intervir no evento através do portal participa.br. Também será possível acompanhar novidades sobre o evento na página do Gabinete Digital de Caruaru e pelas rede sociais do GDC no Twitter, Facebook e Instagram.