saúde

Em Petrolina, ação visa alertar sobre os riscos da hipertensão

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 24/04/2014 às 14:05

O dia 26 de abril é conhecido como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Para alertar a população sobre os riscos da doença e os cuidados que precisam ser adotados, nesta sexta-feira (25), o quiosque da Unimed Vale do São Francisco, no River Shopping Petrolina, no Sertão do Estado, vai promover uma ação especial para lembrar a data.

De acordo com a assessoria de imprensa da cooperativa médica, das 10h às 20h, serão repassadas dicas de como se prevenir desse mal e ainda haverá aferição de pressão arterial, principal forma de detectar a doença.

DOENÇA – A hipertensão arterial ou pressão alta é considerada um mal silencioso. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico, que muitas vezes só é feito quando há complicações. A doença é caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue.

A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, conhecido popularmente como 12 por 8 – quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio.

Atualmente, cerca de 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes, sofrem com a doença. Alterações no estilo de vida, incluindo hábitos alimentares, controle do peso e exercícios físicos, são importantes na prevenção da doença.