evento

Cultura e musicalidade no 3º Festival PE Nação Cultural em Caruaru

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 10/05/2014 às 11:06

A 3ª edição do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) começa neste sábado (10) em Caruaru, no Agreste do Estado, e segue até o dia 18, data do aniversário de 157 anos da cidade. A expectativa da organização do evento é de que turistas de todo o Nordeste visitem a Capital do Agreste durante o período para curtir shows, espetáculos de teatro, dança, circo, cinema, mostras diversas e oficinas de formação cultural.

Neste sábado, a primeira atração do evento é o espetáculo 'Gonzagão – A Lenda'. Trata-se de um musical dirigido pelo diretor pernambucano João Falcão, já assistido por mais de 90 mil pessoas e que  conquistou em 2012 e 2013 importantes prêmios nacionais. O musical será encenado no palco do FPNC, montado na antiga Estação Ferroviária de Caruaru.

Na quinta-feira (15), o palco é do Projeto Garagem, com bandas de rock de Capital do Agreste. Já no dia seguinte, se apresentam Israel Filho, Almério e Silvério Pessoa. A grande a expectativa é para o show do filho da terra, Almério, que lançou recentemente seu primeiro disco, homônimo, com composições de Valdir Santos, Isabela Moraes, Vertin Moura, Ícaro Tenório, Luciano Queiroga e Lula Queiroga.

O festival ainda vai promover o encontro de dois poetas consagrados da música regional brasileira. Maciel Melo e Xangai se unem no projeto Cantoria, no sábado (17). Antes deles, haverá show de Petrúcio Amorim. A noite que conta ainda com o show da Spok Frevo Orquestra, com seu frevo para palco, o frevo jazz pernambucano. O encerramento do palco Nação Cultural, no domingo (18), será em grande estilo: um encontro da Orquestra Jovem de Pernambuco, do maestro Rafael Garcia, com o pianista Artur Moreira Lima.

APRESENTAÇÕES - Nas artes cênicas, destaque para a apresentação do grupo pernambucano Grial, no Teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), com o espetáculo Terra. Já a produção local, ficará por conta do grupo de teatro caruaruense Cena Aberta e o espetáculo Um inimigo do povo. Ações circenses atrairão famílias inteiras para o Parque Severino Montenegro, outro espaço que integra atrações do FPNC.

CINEMA - No segmento do audiovisual, o projeto Cinema na Estrada vai circular por três comunidades de Caruaru, com uma mostra de longas e curtas pernambucanos. No domingo (18), haverá exibição do filme 'Febre do Rato', de Cláudio Assis, seguido de debate com o cineasta.

LITERATURA – Para os amantes da leitura, o evento vai promover a ação 'A gente da Palavra', em locais públicos do município.

MÚSICA REGIONAL - Um encontro de bandas de pífano será realizado na quinta-feira (15), no Museu do Barro.

MAIS PROGRAMAÇÃO - Ações de artesanato, fotografia, artes visuais, patrimônio, economia criativa e formação cultural também vão fazer parte do 3º Festival Pernambuco Nação Cultural. Confira a programação completa aqui.