são joão 2014

Divulgada programação oficial do São João de Caruaru. Festa terá 30 dias

André Luiz Melo
André Luiz Melo
Publicado em 20/05/2014 às 22:13

Com a proximidade do mês de junho os olhares do Brasil se voltam para o Nordeste brasileiro, afinal é período junino e a região contempla as melhores festas do gênero no país. Já consagrada com o título de Maior São João do Mundo e batizada de Capital do Forró, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lançou na noite desta terça-feira (20) a programação oficial dos festejos juninos deste ano. Ao todo, serão 30 dias – de 31 de maio a 29 de junho – de muita cultura, shows e arrasta-pé na maior cidade do interior pernambucano.

Segundo a presidente da Fundação de Cultura de Caruaru Lúcia Félix, que abriu a solenidade de lançamento da programação, o evento terá seis polos de animação: Pátio de Eventos, Forró do Candeeiro, Repente, Mestre Vitalino, Alternativo e Alto do Moura. Serão mais de 367 shows e 120 apresentações culturais, além de 25 batalhões de bacamarteiros com mil participantes da cidade, zona rural e toda a região. A expectativa é de que mais de 1,5 milhão de visitantes passem pela festa.

Entre os nomes que vão passar pelo Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, está o cantor Alceu Valença, a banda Aviões do Forró, Cavaleiros do Forró, Novinho da Paraíba, Forró das Coleguinhas, Arreio de Ouro, Saia Rodada, Calango Aceso, Forró do Muído, Maciel Melo, Luan Santana, Magníficos, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Garota Safada, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Zé Ramalho, Gatinha Manhosa, Jorge de Altinho, Jorge e Matheus, entre outros.

Pátio de Eventos terá telões com tecnologia mapping 3D e palco com 20 metros de largura. Foto: Acervo JC Imagem

Na segurança, Lúcia garantiu que o Maior São João do Mundo vai contar com o reforço de dois mil homens entre policiais civis, militares e bombeiros. Já a estrutura montada no pátio de eventos contemplará um palco com 20 metros de largura e telões com tecnologia mapping 3D. Na economia do município, a presidente assegurou um incremento de 10% em relação ao montante que foi movimentado durante o período junino do ano passado, que foi de R$ 224 milhões, além da geração de seis mil empregos.

Compondo o grupo de homenageados da festa deste ano, está o compositor Carlos Fernando, os músicos João do Pife e Regis Pietro, além do empresário João Gomes da Silva, mais conhecido como João do Forrozão.

LEIA MAIS:
» Tradição e inovação no São João de Arcoverde
» Gravatá também aposta em cultura local no São João

Durante a solenidade de lançamento, realizada na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) do município, o prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) garantiu que o melhor festejo junino do Nordeste está na Capital do Agreste. "Este ano a gente vai misturar forró, que é autenticamente popular, com o futebol da Copa do Mundo". E completou: "a nossa equipe deu uma passada na programação das festas de São João do Nordeste e eu não tenho dúvida em afirmar que a melhor grade do São João está aqui, em Caruaru".

Marcaram presença no evento desta noite, além do prefeito do município, o vice Jorge Gomes (PSB), a primeira-dama Carminha Queiroz, a deputada estadual Laura Gomes (PSB), vereadores, secretários municipais, representantes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

NÚMEROS – No ano passado, o São João da Capital do Agreste ocorreu de 1 a 29 de junho. O investimento da festa foi de cerca de R$ 8 milhões. Segundo a Fundação de Cultura, quase 1,8 milhão de pessoas participaram dos festejos juninos contra 1,5 milhão em 2012. No palco principal da festa, se apresentaram mais de 300 atrações locais e nacionais.

» Confira a programação dos shows:

Sábado, 31/05
Azulão
Alceu Valença
Dorgival Dantas
Brucelose

Domingo, 01/06
Camarão
Amazan
Brasas do Forró

Sexta-feira, 06/06
Didi Caruaru
Sirano e Sirino
Forró de Griff
Cavaleiros do Forró

Sábado, 07/06
Forró das Coleguinhas
Novinho da Paraíba
Carú Forró
Bonde do Brasil

Domingo, 08/06
Elifas Júnior
Pinga Fogo
Arreio de Ouro

Quinta-feira, 12/06

Fabiana, a Pimentinha
Targino Gondim
Ferro na Boneca
Limão com Mel

Sexta-feira, 13/06

Gean Mota
Josildo Sá
Mastruz com Leite
Cristina Amaral

Sábado, 14/06
Gabriel Diniz
Nando Cordel
Flávio Leandro
Saia Rodada

Domingo, 15/06
Flor de Mandacaru
Calango Acesso
Forró do Muído

Sexta-feira, 20/06
Forró da Mídia
Santanna
Maciel Melo
Forró Pegado

Sábado, 21/06
Luan Santana
Forró da Curtição
Magníficos
Israel Filho

Domingo, 22/06
Renilda Cardoso
Eliane
Elba Ramalho
Margareth Menezes

Segunda-feira, 23/06
Garota Safada
Petrúcio Amorim
Geraldinho Lins
Valdir Santos

Terça-feira, 24/06
Erisson Porto
Zé Ramalho
Vicente Nery

Sexta-feira, 27/06
Forró Quentão
Luan Estilizado
Capim com Mel
Gatinha Manhosa

Sábado, 28/06
Aviões do Forró
Jorge de Altinho
Jailson Rossete
Forró dos Plays

Domingo, 29/06

Benil
Jorge e Matheus
Solteirões do Forró