debate

Petrolina terá representante no Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT no RJ

Do NE10 Inteiror
Do NE10 Inteiror
Publicado em 20/05/2014 às 13:05

Petrolina terá um representante entre os 54 participantes do 1º Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT. O diretor de Cultura do município, Alzyr Antonio Brasileiro, foi um dos dois selecionados do Estado de Pernambuco para estar no evento, que será realizado em Niteró (RJ), ente os dias 29 de maio e 1º de junho.   

Promovido pela Fundação de Arte de Niterói, em parceria com o Ministério da Cultura, o Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT tem o objetivo de construir um panorama da cultura do gênero e, através das discussões nas arenas e mesas, apontar diretrizes para as políticas culturais do segmento, com propostas de programas e ações.O Encontro selecionou dois representantes de cada estado do Brasil, além do Distrito Federal.

Alzyr possui ativa participação na militância em prol de causas LGBT e em 2001 iniciou luta pelos direitos da comunidade em Petrolina. O trabalho ganhou notoriedade com a organização da I Semana da Diversidade Sexual do município e a I Parada da Diversidade Sexual.   De acordo com ele, o evento será um intercâmbio para compartilhar experiências e modelos de políticas públicas de todos os estados do país que beneficiem a comunidade LGBT.

Para o representante, são essas políticas que muitas vezes faltam para a comunidade. “Este encontro será uma vitrine para que a gente possa mostrar para o Brasil que nós LGBT não somos marginais, bandidos ou coisa do tipo. Somos cidadãos como qualquer um e temos arte e uma rica cultura que merece espaço e precisa ser mostrada”, ressalta Alzyr.