cidadania

Belo Jardim Participativo realiza primeira plenária esta semana

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 21/05/2014 às 12:08

Nesta quinta-feira (22), o prefeito de Belo Jardim, no Agreste do Estado, João Mendonça (PSD), dá início a uma série de 12 plenárias regionais do programa Belo Jardim Participativo. Lançado no último dia 8, no auditório do Rotary Club, o programa pretende ouvir a população durante os próximos três meses.

Segundo o gestor do município, o objetivo da iniciativa é aproximar ainda mais governo e população, abrindo um canal direto de diálogo para ouvir as críticas e as propostas dos moradores de cada região administrativa. É a primeira vez que um programa como esse  isso é realizado no município.

Esta semana, na quinta-feira, o programa chega a primeira área administrativa, a região seis, que contempla os bairros de Santo Antônio, Cohab II, Cohab III, Cavalo Morto e Chorão. Os debates vão acontecer na escola estadual Ministro Marcos Freire, no bairro de Santo. Antônio, a partir das 19h.

EM TEMPO - O Programa Belo Jardim Participativo visa implantar um planejamento descentralizado e participativo em que o cidadão e a cidadã sejam construtores desse modelo de governo, definindo com a população as ações e os projetos para o presente e o futuro do município.

Para a implantação do programa, a cidade de Belo Jardim e a zona rural foram dividas em oito Áreas de Desenvolvimento Municipais (ADM), levando em conta a proximidade e os perfis sociais e econômicos de cada uma delas. Serão realizadas 12 plenárias, num total de sete na zona urbana e cinco na zona rural.

Ao final das plenárias, será apresentado o Plano de Ação de Desenvolvimento Municipal de Belo Jardim, com as propostas aprovadas, ações em andamento e previstas em cada ADM para os próximos 10 anos.