evento

Gravatá sedia este mês a 8ª Festa do Cavalo

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 21/05/2014 às 14:03

O município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, vai sediar entre os dias 23 e 31 de maio, a 8ª edição da Festa do Cavalo. O evento ocorre no haras Dr. Luiz Ignácio e conta com ampla programação, com leilões, provas hípicas, competições, palestras, cursos de formação, estandes comerciais, programação para a garotada e, pela primeira vez, vai sediar a etapa final do Campeonato Nordeste do cavalo Mangalarga Marchador.

Realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) com o apoio do Sebrae Pernambuco e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE), o evento foi considerado o maior da região no segmento equestre e nasceu de pesquisa realizada há quase uma década pelo Sebrae, que destacou a cadeia produtiva da criação de cavalos, principalmente, no que diz respeito ao turismo rural equestre, como uma das vocações econômicas do município.

O turismo equestre e a Festa do Cavalo de Gravatá contribuem cada vez mais com o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo rural e movimentando a economia local. Essa nova realidade incentivou proprietários locais a diversas opções de negócios para o esporte e lazer. Atualmente, o município possui a maior concentração de haras e pensões para cavalos do país.

“O propósito da Festa do Cavalo de Gravatá é ampliar a oferta de produtos turísticos na região, contribuir para o desenvolvimento das atividades equestres de alta qualidade, respeitando a vocação econômica do agreste pernambucano, e fomentar a comercialização de produtos derivados da atividade agrícola”, detalha Pio Guerra, presidente da Faepe e organizador do evento.