reforma

Matadouro de Garanhuns é reformado e passa a atender cidades do Agreste Meridional

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 22/05/2014 às 13:03

O Matadouro Público de Garanhuns, no Agreste do Estado, passa por reforma em sua infraestrutura desde outubro do ano passado. O prédio já recebeu novos equipamentos e se adequou às legislações ambientais e sanitárias.

Devido ao fechamento de outros matadouros em cidades circunvizinhas, o estabelecimento passou a funcionar de maneira regional, chegando a atender, atualmente, cerca de oito municípios do Agreste Meridional.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, assim como a grande parte dos municípios brasileiros, o matadouro local estava funcionando com dificuldades por nunca ter recebido uma grande reforma desde a sua construção.

“Esse problema está presente em diversos lugares e em regiões diferentes. As prefeituras responsáveis, em sua maioria, não possuem recursos para manter adequadamente esses espaços. Saímos na frente em diversos aspectos com essa reforma”, comenta.

Para viabilizar melhorias no serviço executado durante e após o abate de animais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns realizou um processo de licitação para a concessão administrativa do matadouro. Com a reforma, o espaço também está se adequando à qualificação de pessoal, transporte de mercadorias e ao tratamento dos resíduos.

Atualmente, além de Garanhuns, partes dos municípios de São João, Lajedo, Jupi, Jucati e as cidades de Brejão e Correntes abatem bovinos no local. A expectativa é de que, em aproximadamente 30 dias, suínos também passem a ser abatidos no matadouro.