são joão 2014

Prefeito de Petrolina anuncia calendário junino e não divulga atrações

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 23/05/2014 às 19:00

O calendário junino de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi divulgado nesta sexta-feira (23) durante evento realizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Durante coletiva à imprensa, o prefeito do município Julio Lossio (PMDB) anunciou os eventos do ciclo junino da cidade, festividades que compreendem o 'São João do Vale', evento que será realizado de 21 a 27 de junho no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

No entanto, as atrações musicais do 'São João do Vale' não foram anunciadas pelo gestor. Apenas o cantor baiano Silvano Sales foi o nome antecipado por Lossio, com show marcado para o dia 21 de junho. Segundo o prefeito, o restante dos nomes serão divulgados a partir da próxima segunda-feira (26), através da fanpage do evento no Facebook.

A programação da festa inclui o Forró do Beco, no dia 29 deste mês, shows, concursos de violeiros e sanfoneiros, concurso de quadrilhas juninas, além do São João Cultural, que será realizado na Concha Acústica entre os dias 16 e 18 de junho. No dia 29, será realizada a Missa do Vaqueiro. Já entre os dias 6 e 8 de junho, ocorre a 43º edição do Jecana – corrida de burros e jegues – no povoado do Capim.

VAQUEJADA – No próximo dia 28 de maio, tem início a Vaquejada de Petrolina, no Parque Dr. Geraldo Estrela. Este ano, a competição terá os shows abertos ao público, através de parceria firmada entre prefeitura e organização do evento. No dia 31 de maio, se apresentam nomes como Aviões do Forró, Mano Walter e Solteirões do Forró.

INVESTIGAÇÃO - A Polícia Federal deflagrou em 29 de abril a Operação Midsummer, visando repreender o desvio de recursos públicos decorrentes da realização do 'São João do Vale' entre os anos de 2012 e 2013. A operação visa desarticular um grupo criminoso dedicado à prática de crimes licitatórios, formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. O nome da operação Midsummer está relacionado à festa que marca o início do solstício de verão no hemisfério norte Europeu, correspondente ao período junino no Brasil.

» Calendário Junino de Petrolina:

Vaquejada (de 28 de maio a 1º de junho)
Forró do Beco (29 de maio)
43ª Jecana (de 6 a 8 de junho)
São João Cultural (de 16 a 18 de junho)
Concurso de violeiros
Apresentações culturais
Concurso de sanfoneiro

Concurso de Quadrilhas (21 de junho)
São João do Vale (de 21 a 27 de junho)
Forró da Espora (28 de junho)
Missa do Vaqueiro (29 de junho)