Fábrica encerrou as atividades em 1978. Fotos: Ricardo B. Labastier/ Acervo JC Imagem
Do NE10 Interior
Núcleo SJCC/Caruaru
Conhecida como 'Capital do Agreste', Caruaru vai ganhar uma unidade do Porto Digital, cuja inauguração é prevista para dezembro deste ano. O governador do Estado João Lyra Neto anunciou, nesta quinta-feira (29), a instalação do Armazém da Criatividade, que ficará localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves (a antiga Fábrica Caroá).
O local será dividido em três núcleos (criação, prototipação e editorial) e contará com laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial, com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos.
"Com o Armazém da Criatividade, ofereceremos a experiência do Porto Digital aos jovens do Interior com formação técnica ou superior, que poderão empreender, inspirados num modelo de desenvolvimento econômico local voltado para o conhecimento, criatividade e inovação. A unidade de Caruaru será a primeira no interior, e brevemente expandiremos a experiência do Porto Digital para todo o Agreste e Sertão", enfatizou Lyra.
Na área de tecnologia da informação, a unidade terá como foco as partes de moda, gráfica, animação e games. Já no tocante à economia criativa, a atuação será voltada para design gráfico, design de moda e editorial de moda.
Atualmente, espaço abriga museu com exposição de maquinário utilizado na indústria
CAROÁ - Fundada em 1935, a fábrica foi responsável por impulsionar a economia de Caruaru e da região Agreste. A indústria fabricava barbantes, cordões, sacos e estopas. O empreendimento encerrou definitivamente suas atividades em 1978, e o terreno foi aproveitado para o Espaço Cultural Tancredo Neves e o Pátio de Eventos, além de abrigar um museu com exposição do maquinário utilizado na confecção de tecidos e painéis que contam a trajetória da fábrica.