abastecimento

Adutora vai beneficiar Sítio Camurim em Riacho das Almas

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 31/05/2014 às 9:04

Em Riacho das Almas, no Agreste do Estado, foram iniciadas este mês as obras de instalação da adutora simplificada que beneficiará o Sítio Camurim, na zona rural do município. O sistema, que fará distribuição de água tratada por meio de tubulação que chegará às residências, será colocado inicialmente em 30 casas da comunidade, aproximadamente. Cada casa terá uma torneira instalada, que fornecerá água tratada em sistema de rodízio. A previsão é de que futuramente o sistema seja ampliado e contemple mais imóveis da comunidade.

A adutora simplificada funcionará com água proveniente do poço artesiano da comunidade. Por meio de um sistema de bombeamento, a água será levada para uma caixa d’água instalada na parte alta da localidade e posteriormente distribuída. A obra está sendo executada por meio de uma parceria da prefeitura com o governo do Estado, e a instalação de projetos semelhantes já está bastante adiantada nos sítios Ramada de Trapiá, Vila Nova e Lagoa Nova, onde a água já está sendo distribuída para 50% da comunidade.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, devem ser colocados 4 mil metros de canos para a distribuição da água no Sítio Camurim. A iniciativa tem como objetivo principal levar água a comunidades onde o acesso ao líquido é difícil. Atualmente, os moradores do Sítio Camurim dependem de barreiros e do transporte de água em animais para conseguir água potável em casa.

A moradora Jacilene Nascimento, nascida e criada no Sítio Camurim, comemora o início das obras: “Quando essa obra vai ficar pronta, vai ajudar em tudo. Vai ajudar na casa, pra lavar roupa, para os bichos. Quem vai ter sossego é nosso cavalo, que vive com a carroça no lombo. Nesses dias que choveu e juntou água nos barreiros, ele até que tá descansando. Mas quando chegar essa tubulação, ninguém mais vai depender de chuva. Vai ser bem gratificante, se Deus quiser”, comentou.