são joão 2014

Alceu Valença abre neste sábado o São João de Caruaru

André Luiz Melo
André Luiz Melo
Publicado em 30/05/2014 às 16:09

O dia de começar o arrasta-pé chegou. A partir deste sábado (31), o Parque de Evento Luiz “Lua” Gonzaga, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, será tomando por turistas de todas as partes do país dispostos a dançar forró e se divertir no Maior São João do Mundo. Na noite de abertura da festa, sobem ao palco principal o caruaruense Azulão, o pernambucano Alceu Valença, além do cantor Dorgival Dantas e a banda Brucelose. O Portal NE10, em parceria com a TV Jornal, transmitirá os shows ao vivo.

Em ato solene, como de costume todos os anos, a Prefeitura de Caruaru marcou para 20h a abertura oficial da festa, na Estação Ferroviária. Na oportunidade, autoridades como o prefeito do município José Queiroz (PDT), o vice Jorge Gomes (PSB), além do governador do Estado João Lyra (PSB) devem marcar presença.

“Nosso coração está em festa, já sentimos na cidade o clima junino, de fogueira queimando, e no sábado, em solenidade festiva que se renova a cada ano, estaremos dando início aos festejos juninos da temporada 2014”, reforça Lúcia Félix, presidente da Fundação de Cultura de e Turismo de Caruaru.

A expectativa da organização do evento é de que mais de 1,5 milhão de pessoas passem pela festa que, além do pátio de eventos, conta com outros cinco polos de animação: Forró do Candeeiro, Repente, Mestre Vitalino, Alternativo e Alto do Moura. Mais de 367 shows e 120 apresentações culturais, além de 25 batalhões de bacamarteiros com mil participantes da cidade, zona rural e toda a região, prometem animar os turistas que visitarem a cidade até 29 de junho, último dia das festividades.

16aec5386a4b83ca56d8f8efd8735504.jpgExpectativa é de que mais de 1,5 milhão de pessoas visitem a cidade durante o mês de junho. Foto: Rodrigo Lôbo/ Acervo JC Imagem

Participante veterano no São João da Capital do Forró, o recifense Márcio Augusto, 34 anos, gestor de trânsito, revela que a passagem pela cidade no período junino é indispensável. “Todos os anos eu vou [para o São João de Caruaru], gosto muito. Sou do Recife, trabalhei quatro anos em Caruaru e há dois que voltei para a capital mas que não deixei de ir para a festa”, conta o turista que pretende visitar a cidade durante o mês de junho acompanhado da esposa e familiares.

SEGURANÇA – De acordo com a presidente da Fundação de Cultura, todas as precauções necessárias estão sendo tomadas para garantir a segurança do forrozeiro. “Prevendo um possível acréscimo no público, devido os jogos da Copa do Mundo no Recife, tomamos medidas que possam trazer mais segurança para o forrozeiro em ação conjunta com as polícias Civil e Militar”, afirma. Segundo o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), este ano 600 policiais vão atuar na segurança da festa. Veja no vídeo da reportagem do TV Jornal Notícias da TV Jornal Caruaru.

LEIA MAIS:
» PM apresenta reforço de 300 policiais para a segurança no São João

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (MPPE), através do juiz Marupiraja Ribas, do Juizado do Forró, vai disponibilizar um stand que estará montado no pátio de eventos, para que crimes ou informações de mau atendimento sejam formalizados junto à Justiça. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o município e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sobre o horário dos shows e a utilização de som alto no espaço do São João, também deve ser respeitado.

SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde destinou R$ 183 mil para a “Operação São João com Saúde”, a qual vai realizar ações como a distribuição de mais de 100 mil preservativos, disponibilização de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no pátio de eventos, além de uma sala para atendimentos emergências dentro do espaço da festa.

TRÂNSITO – A Autarquia Municipal de Defesa Social Trânsito e Transportes de Caruaru (Destra), informou que durante o período junino vão existir diversos pontos de bloqueio por toda a cidade. O órgão de fiscalização contabiliza que quase 80 mil veículos devem circular pela Capital do Agreste nos dias de shows de grande porte. A entidade também comunicou que dará suporte à Operação Lei Seca.