ampliação

Codevasf instala escritório regional no Sertão do Araripe

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 07/06/2014 às 8:11

O município de Ouricuri, no Sertão do Araripe pernambucano, ganhou escritório de apoio técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O espaço atende a uma demanda antiga da população, que queria um local mais próximo a fim de facilitar o diálogo e a agilização de obras e ações da Codevasf na região. A sede da Codevasf em Pernambuco fica localizada em Petrolina, na região do Sertão do São Francisco.

“Esta é uma iniciativa importante num ano simbólico em que a Codevasf completa 40 anos. Estamos expandindo as nossas ações, chegando mais perto das cidades. Essa descentralização é parte das ações pensadas para levar as obras da instituição a todos os 69 municípios de nossa área de abrangência. Vamos trabalhar para ter placa de obra da empresa em cada uma dessas cidades”, ressaltou o superintendente da Codevasf em Pernambuco João Bosco.

Na região do Araripe, estão em execução obras que somam mais de R$ 120 milhões em investimentos - recursos do governo federal, através de ministérios e Codevasf, e por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na lista das intervenções, destacam-se obras de esgotamento sanitário; perfuração, montagem e instalação de poços, reforço na infraestrutura hídrica por meio dos sistemas de abastecimento d’água; construção de pequenas barragens, recuperação de aguadas e entrega de motoniveladoras.

“Temos ainda em execução a instalação das cisternas do programa Água para Todos. Esse é um espaço para atender as demandas do Araripe de forma descentralizada. Está em fase de projeto a implantação de 350 barragens, um investimento de R$ 100 mil para cada município da região. São recursos da Codevasf para aplicar na melhoria local. O escritório estará à disposição de todo o Araripe”, acrescentou o superintendente.

Além de Ouricuri, o escritório de apoio técnico da Codevasf atenderá os municípios de Ipubi, Bodocó, Santa Cruz, Trindade, Granito, Santa Filomena, Araripina e Exu. “O escritório pretende ainda democratizar a discussão sobre a implantação do projeto Canal do Sertão que está na fase de estudos e que atenderá parte da região do Araripe”, complementou o gerente regional de Infraestrutura da 3ª SR da Codevasf, Ricardo Lisboa, setor responsável pela administração do novo espaço da empresa em Ouricuri.