números // audiência

TV Jornal Caruaru surpreende

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 23/06/2014 às 14:10

Uma emissora de TV que utiliza uma linguagem própria e dá vez e voz ao telespectador: essa é a TV Jornal em Caruaru, que a cada ano vem se destacando tanto entre a opinião do público quanto nos números de audiência.

Em abril deste ano a emissora, que atinge 104 municípios no interior de Pernambuco e mais de 3,5 milhões de telespectadores, obteve um crescimento em audiência inédito e surpreendente. A média geral, segundo o Ibope, cresceu 69% entre 2012 e 2014. Na hora do almoço, das 12h às 14h, a TV Jornal em Caruaru é líder em audiência por sete anos consecutivos, com média de 29,78 pontos de audiência na última medição do Ibope.

Para Willame Souza, gerente geral do Sistema Jornal do Commercio Interior, o sucesso se dá devido ao grande volume de conteúdo local produzido: “As pessoas se identificam muito com a linguagem utilizada, com nossos apresentadores e estilo de levar as notícias do interior do Estado. Isso vem dando muito certo”.

Atualmente a TV conta com cinco programas produzidos localmente: o TV Jornal Meio Dia, O Povo na TV, Sem Meias Palavras, TV Jornal Notícias e Destaque. São cerca de 50 profissionais engajados para levar notícia e entretenimento de qualidade ao público do interior de Pernambuco.

Todos os programas locais possuem dois dígitos em números de audiência, algo raro até em emissoras nacionais. O TV Jornal Notícias, telejornal noturno, tem inclusive alavancado a audiência do SBT Brasil, telejornal nacional exibido logo após a atração local. O crescimento na audiência do programa da rede passou de 70% em Caruaru se comparado ao resultado do ano anterior.

Já o Destaque, programa com colunismo social e cobertura de eventos apresentado por Paulo Magrinne, estreou esse ano na programação mas já tem ótimos resultados: obteve crescimento de 68%,se compararmos a audiência deste mesmo horário na pesquisa 2013.

Estamos preparando mudanças na nossa programação para dar ainda mais espaço ao conteúdo local

“Nós temos uma estrutura bastante integrada com a Rádio Jornal Caruaru e NE10 interior, além de ter o respaldo de todo o SJCC. Isso nos dá ainda mais força e credibilidade”, explica Willame. A emissora possui, também, uma sucursal em Serra Talhada, de onde são produzidos e enviados os materiais sobre o sertão de Pernambuco.

Outro destaque da programação local é O Povo na TV, programa que começou no interior e hoje possui sua versão na capital pernambucana. Em um ano a atração saiu de 28,26 pontos para 32,81.  Já o TV Jornal Notícias alcançou 140% de incremento na sua audiência, dados que comprovam o sucesso do telejornal local.

A TV Jornal está em Caruaru há 9 anos e ao longo de sua trajetória vem ganhando cada vez mais espaço na cabeça e coração do público. Ações e campanhas promovidas pelo setor de marketing do SJCC Interior reforçam a filosofia da emissora, que coloca o telespectador sempre em primeiro lugar.

Para comemorar o aniversário de 157 anos de Caruaru, a emissora produziu dois programas especiais, tudo para aumentar ainda mais a identificação do público com a TV. Foram exibidos o Caruaru do Nosso Tempo, apresentado pela jornalista e repórter da Nayara Vila Nova, e o Cidade Viva, sob o comando do jornalista e âncora da TV Jornal Igor Maciel ao lado do radialista da Rádio Jornal Caruaru Iran Carvalho.

Os programas levaram aos telespectadores debates e reportagens especiais acerca do desenvolvimento e da infraestrutura da cidade, destacando ainda as riquezas culturais e a contribuição de personalidades locais para o crescimento do município.

“Estamos preparando mudanças na nossa programação para dar ainda mais espaço ao conteúdo local”, garante Willame.