atendimento

Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente é aberto em Riacho das Almas

Do NE10 Interior
Do NE10 Interior
Publicado em 05/07/2014 às 15:26

A Prefeitura de Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco, por meio de uma parceria com o governo do Estado, inaugurou nessa sexta-feira (4) o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente. O espaço vai abrigar o Programa Vida Nova, que atende a crianças e adolescentes de 7 a 17 em situação de risco, como fragilidade de vínculos familiares, violência e envolvimento com drogas.

Inicialmente, o CCA I atenderá a 30 crianças e adolescentes, que foram selecionados para o programa por meio de uma triagem e sensibilização junto às escolas, famílias das crianças e adolescentes em situação de risco e também com visitas de assistentes sociais e a colaboração do Conselho Tutelar.

“O objetivo deste projeto é proteger crianças e adolescentes e também reconstruir os vínculos com a família, que é a base de tudo. A proteção principal dessas crianças e jovens é a família. Nós fazemos o atendimento ao nosso público, mas também temos na preservação da família um foco preventivo de violência”, explicou o coordenadora estadual do Programa Vida Nova Ana Lúcia.

Posteriormente, o número de atendimentos será ampliado e estendido também às crianças e adolescentes da zona rural do município, que terão transporte garantido para o programa. Elas receberão atendimento no turno em que não estão na escola. No CCA I, serão oferecidas atividades socioeducativas e socioassistenciais, como oficinas culturais, atividades esportivas e de cunho profissional, voltadas de forma direcionada a cada faixa etária atendida pelo projeto.

O projeto funcionará de segunda a sexta-feira, fora do turno escolar das crianças e adolescentes.