Entrevista

“O problema na saúde de Pernambuco é a gestão”, diz Zé Gomes

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 13/09/2014 às 10:58

O candidato ao governo de Pernambuco pela coligação Mobilização Por Poder Popular, Zé Gomes (PSOL), é o primeiro a ser sabatino pelos comunicadores do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação em Caruaru, no Agreste. A entrevista acontece neste sábado (13). A primeira pergunta feita por Igor Maciel, apresentador do TV Jornal Notícias, foi sobre o tema saúde.

Para o candidato, a melhora na qualidade da saúde no interior depende de regionalização do serviço. O grande problema da saúde de Pernambuco é a gestão, que tem demostrado não ser eficiente. A opção por empresas privadas para administrar as unidades médicas. A distância entre os municípios é um dos problemas, mas não o principal. A concentração da rede pública na região metropolitana faz com que pessoas do Sertão precisem ir para a capital. Nós sabemos onde precisamos ter a rede. A gente precisa primeiro regionalizar, mas sabemos que falta estrutura. Falta médico, cardiologista e ortopedista. Precisamos suprir o déficit de servidores e de leitos.

O candidato afirmou que é preciso realizar um concurso público para contratar servidores. "Serão preciso vários concursos. Vamos valorizar os servidores e discutir a interiorização de serviços de maior complexidade", afirma. Sobre o programa Mais Médicos do Governo Federal, o candidato afirmou que foi um dos grande acertos do governo.