Entrevista

“Precisamos reequipar a polícia e fazer novos concursos”, diz Zé Gomes

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 13/09/2014 às 11:51

O candidato ao governo de Pernambuco pela coligação Mobilização Por Poder Popular, Zé Gomes (PSOL), é o primeiro a ser sabatino neste sábado (13) pelo comunicadores do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação em Caruaru, no Agreste. A quinta pergunta feita por Igor Maciel, apresentador do TV Jornal Notícias, foi sobre o tema segurança.

Sobre a desmilitarização da Polícia Militar, o candidato afirmou ser a favor do fim da militarização. Existe um debate nacional. Defendemos a PEC 58 que foi apresentado no Senado. Seria um modelo de Polícia Civil ostensiva. É necessário democratizar a força de segurança. Sem trazer a democracia para a segurança pública não vamos conseguir melhorar. A lógica da instituição Polícia Militar precisa mudar.

O candidato afirmou que o programa Pacto Pela Vida precisa ser modificado e as mudanças que foram feitas não surtiram efeito.Eu acreditava no projeto pela participação popular e a possibilidade de termos uma segurança que não se preocupasse apenas com a repressão. Uma linha foi cumprida, que é a diminuição dos homicídios, as outras quatro sequer saíram do papel. As outras formas de violência foram colocadas de lado. A gente precisa reorganizar a política de segurança de Pernambuco. Nós precisamos reequipar a polícia, fazer concurso e aumentar o pessoal. Precisamos interiorizar os esforços para diminuir os índices de violência.