Abalos sísmicos

Laboratório Sismológico confirma novos tremores de terra em Caruaru

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 05/02/2015 às 10:19

Primeiro tremor de terra teve magnitude de 2.2 graus na escala richter
Foto:LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
O Laboratório de Sismologia da Univerisade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) confirmou a ocorrência de dois tremores de terra na noite dessa quarta-feira (4) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com LabSis/UFRN, o primeiro evento ocorreu às 21:53 e teve magnitude preliminar estimada em 2.2 graus na escala Richter. O segundo evento, ocorreu às 23:20, mas o registro está ruidoso e não foi possível estimar a magnitude.

Ainda segundo o laboratório, não é possível saber como será a evolução da atividade sísmica eno município. Há duas possibilidades: ou a atividade decresce e desaparece, como ocorreu diversas vezes, ou os atuais eventos são os percursores de um período de intensa atividade, como também já ocorreu diversas vezes.

ENTENDA - Novos tremores de terra foram sentidos por moradores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na noite dessa quarta-feira (4). Em comentários no Facebook, as pessoas afirmavam terem sentido dois pequenos abalos sísmicos em vários pontos do município. A ocorrência do evento gerou diversos memes na internet.

Internautas postaram memes sobre os abalos
Foto: Reprodução/Facebook.
Os internautas brincaram com os tremores e fizeram montagens bem humoradas para justificar a ocorrência do fenômeno. Em uma das fotos, é possível ver um power ranger lutando na cidade e em outra um vulcão em atividade no Monte Bom Jesus.

No dia anterior, a cidade registrou este tipo de ocorrência sismológica.  A informação foi confirmada pelo LabSis/UFRN, responsável pela área, que publicou o ocorrido em seu site.

De acordo com o laboratório, um primeiro tremor da terça-feira (3) ocorreu às 11h51 com magnitude de 2.0 na escala Richter, procedido por outro de 1.6, às 12h30. O epicentro foi localizado a 10 km sudeste da estação de monitoramento NBCA e a 5 km do centro da cidade. O epicentro também abrange as cidades vizinhas de Toritama e São Caetano, mas nada foi confirmado nessas localidades.

Atividades sísmicas são cíclicas em Caruaru, passando por períodos de calmaria e de intensa atividade, às vezes com ocorrência de tremores isolados que são sentidos por moradores da localidade.