Estiagem

ONG arrecada donativos para famílias que sofrem com a seca em Buíque

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/02/2015 às 18:10

Voluntários da ONG Ação Solidária estão aos domingos, no Parque Dona Lindu, para receber donativos
Foto: Facebook/divulgação

Em meio às notícias sobre crise hídrica e período de estiagem em Pernambuco, a ONG Ação Solidária no Sertão está mobilizada em arrecadar alimentos para os moradores do Sítio Pedrinhas, na zona rural do município de Buíque, no Agreste do Estado. A cidade que fica a 258 km do Recife, conta com quase 56 mil habitantes e é uma das afetadas pela seca que castiga do interior pernambucano.

De acordo com a responsável pela organização sem fins lucrativos, Lau Gomes, neste mês de fevereiro, um dos moradores da localidade entrou em contato para solicitar donativos para as família da área rural. Segundo o relato do agrestino que solicitou a ajuda, muitas famílias estariam sem mantimentos, como feijão, arroz, e outros alimentos. A situação se agrava a partir do momento que os agricultores da região não conseguem plantar em terreno seco.


Para tentar diminuir os impactos da estiagem e tentar ajudar as famílias da zona rural, uma campanha de recolhimento de donativos está sendo realizada até o dia 15 de março. A expectiva da ONG Ação Solidária no Sertão é arrecadar cerca de 5 toneladas de alimentos não perecíveis, e assim, ajudar cerca de 100 famílias que vivem no Sítio Pedrinhas e arredores. Estima-se que a entrega desses alimentos aconteça no dia 28 de março, no entanto essa etapa depende do "empréstimo" de um caminhão que possa levar os donativos até Buíque.

Com o objetivo de garantir um força-tarefa, Lau Gomes criou o projeto Agentes Transformadores, no qual círculos de pessoas formam grupos para arrecadar um tipo específico de donativo. Hoje já existem seis grupos: Arroz, Feijão, Farinha, Açúcar, Óleo e Leite. Outros círculos estão em formação, são eles: Bolachas, Macarrão, Fubá/Sal e Café.

"Criamos esses subgrupos da ONG para evitar que seja recolhido apenas um tipo de donativo, o que inviabiliza a montagem das cestas que serão entregues às famílias necessitadas", explicou a organizadora da ação cidadã, que acrescenta: "Estamos focando nos alimentos que é mais importante, mas as pessoas também podem doar água e material de limpeza e higiene pessoal. Será tudo muito bem-vindo", explicou.

Os interessados em formar um dos grupos de apoio e recolhimento de alimentos deve entrar em contato com a ONG através da página oficial no Facebook ou pelo telefone (81) 3436.5245. Já aqueles que querem fazer doações devem entregar os donativos no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, aos domingos, das 9h ao meio-dia, ou nos endereços: Rua Francisco de Paula Machado, nº 44, no Cordeiro (Recife), ou Rua Calumbi, nº 169, casa 2, no Janga (Paulista).