Clima

No Dia de São José, Apac não prevê chuva para cidades do Agreste de PE

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 19/03/2015 às 10:44

Para os agricultores, a chuva no Dia de São José, comemorado nesta quinta-feira (19), alimenta a esperança de uma colheita farta e reservatórios cheios. Mas este ano, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) não prevê chuva para cidades do Agreste do estado neste dia. Apenas cidades do Sertão terão pancadas de chuva no fim da tarde e começo da noite.

De acordo com Roberto Pereira,  meteorologista da Apac, as chuvas devem ficar abaixo da média histórica nos próximos três meses. Abril, maio e junho são meses de chuva para estas duas regiões. Este ano, estamos prevendo 20% a menos de chuva. Hoje não chove no Agreste, mas amanhã [sexta-feira] poderá haver chuva isolada, conta.

Ainda segundo o meteorologista, a tradição popular envolvendo o Dia de São José pode ser explicada por um fenômeno climático. O fundamento da mudança de clima na região está ligado a zona de convergência intertropical, que é mais intensa do fim de março para os primeiros dias de abril, data que coincide com o Dia de São José, e é responsável pelas chuvas no Sertão, explica.

Roberto Pereira disse ainda que as cidades devem ficar mais quentes nos próximos meses. "Com a diminuição da nebulosidade causada pela falta de chuvas, as temperaturas devem subir de um a dois graus, tendo picos de 35º e 37º em cidades do Sertão. A sensação térmica pode ultrapassar os 40º graus", finaliza.