Caminhão de mudança

Polícia prende no Agreste caminhoneiro que transportava droga em televisores

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/04/2015 às 8:35

Pasta-base de cocaína foi encontrada dentro de televisores
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Um motorista de caminhão foi preso nessa quarta-feira (22) em Panelas, no Agreste de Pernambuco (a 182 quilômetros do Recife), acusado de transportar 8,5 quilos de pasta base de cocaína dentro de televisores.

A Polícia Federal descobriu que Elinaldo Antonio da Silva, 64 anos, vinha de São Paulo com destino a Garanhuns, também no Agreste, transportando entorpecentes. Ele foi abordado na BR-423, na via Bom Conselho, que dá acesso a Garanhus.

Além da droga e do caminhão, a PF apreendeu dois celulares
Foto: Polícia Federal/Divulgação
O motorista - que não tinha antecedentes criminais - dirigia um caminhão de mudanças com as características que as investigações apontavam. O suspeito foi conduzido a Garanhuns, onde a PF fez busca no veículo e encontrou, dentro de duas televisões, oito tabletes da droga envolvidos por fita adesiva. Além da pasta-base de cocaína e do caminhão, a polícia apreendeu dois aparelhos celulares.

Elinaldo foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de entorpecentes, e, caso seja condenado poderá pegar penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão. Ele foi encaminhado à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

O preso disse em interrogatório, segundo a Polícia Federal, que saiu de SP no último domingo (19) e levava três mudanças para Bahia, Alagoas e Pernambuco. Elinaldo informou ainda que não sabia que os televisores - que seriam da mudança de uma pessoa residente em Lajedo, Agreste de PE - continham entorpecentes, ainda segundo a PF.

Motorista dirigia caminhão de mudança
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Esta pessoa, que o caminhoneiro preferiu não revelar a identidade por medo de retaliações, teria pago R$ 1 mil pelo transporte da mudança. No total, o motorista teria recebido R$ 5.500 pelo frete, que ele gastou ou transferiu para a conta de familiares.

Segundo levantamento da polícia, os 8,5 quilos de pasta base poderiam ser transformados em 104 mil pedras de crack, que seriam usadas para abastecer pontos de venda em Garanhuns, Caruaru e Arcoverde.

BALANÇO -  Esta é a sexta apreensão de drogas da PF-PE em 2015. Com este caso, foram presos 10 homens por envolvimento com o tráfico. O material apreendido foi de 409 quilos de maconha e 103 quilos de pasta base de cocaína.