Conservação da água está no alvo da caminhada de conscientização
Foto: Agência Brasil
Uma caminhada será realizada em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, neste domingo (26) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a conservação dos rios, barragens e demais mananciais do município.
As pessoas sairão da sede das Baterias Moura, na Rua Diario de Pernambuco, no Centro, às 10h, e andarão um percurso de quatro quilômetros, em que plantarão 52 árvores no Parque Bambu, que fica às margens do principal rio que corta a cidade, o Bitury. Na nascente, serão plantadas mais de 948 mudas nativas.
Segundo a coordenadora do evento, Brenda Braga, são esperadas cerca de 400 pessoas. "Tivemos 250 pessoas inscritas, mas esperamos que na saída outros se juntem. Aqui tem muitos jovens que gostam de andar de bicicleta e skate, e eles devem acompanhar o grupo", explica.
Ao final da Caminhada Abrace o Rio Bitury, serão sorteadas entre os que se inscreveram 28 caixas d'água de mil litros. "Nossa campanha também estimula a armazenagem de forma correta, para evitar a criação de focos do mosquito da dengue", afirma a coordenadora.
Apostilas com orientações sobre armazenagem e limpeza da água para consumo humano e reuso doméstico serão distribuídas, para difundir as ações sustentáveis na comunidade. Contenedores de coleta seletiva serão distribuídos em escolas da rede municipal, para incentivar e facilitar o processo de reciclagem de resíduos sólidos.
A ação é promovida pelo Instituto Conceição Moura (ICM) em parceria com a Rede de Distribuidores das Baterias Moura e a Prefeitura de Belo Jardim.
RACIONAMENTO - Nessa quinta-feira (23), foi anunciado pela Compesa que o Agreste do Estado terá que passar por racionamento de água. O motivo é que, por causa da estiagem, a barragem de Jucazinho, responsável pelo abastecimento de 15 municípios da região (cerca de 850 mil habitantes), está operando com pouco menos de 8% da capacidade, o que corresponde a 25 milhões de metros cúbicos (dos 300 milhões do reservatório).
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.