Saúde

Garanhuns realiza semana de combate à dengue e febre chikungunya

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 05/05/2015 às 8:37

A cidade de Garanhuns está realizando a semana de combate à dengue e febre Chikungunya. A mobilização consiste na intensificação do trabalho dos agentes de endemias, nas localidades identificadas com maior risco e na realização de atividades de conscientização para o combate ao mosquito Aedes Aegipty, responsável pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. A ação segue até a próxima sexta-feira (8), quando será realizado o Dia D da mobilização.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, preparou um plano de ação, para ser realizado em alguns bairros e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A programação para esta semana irá contar com apresentação de slides, vídeos e fotos sobre a dengue e febre chikungunya, exposição de larvas para facilitar a identificação do mosquito, exposição de cartazes e entrega de panfletos para a população. Além disso, serão oferecidas orientações aos garanhuenses, com o intuito de alertar a população para o risco dessas doenças.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue de Garanhuns, Cilene Espinhara, afirmaa que a semana de mobilização é uma forma de despertar a participação popular. Nós preparamos uma semana de atividades de combate ao mosquito Aesdes Aeghpty, com a finalidade de combater a dengue e a febre chikungunya em nosso município, mas apenas isso não é suficiente, é de suma importância que a população contribua, se unindo a nós, nessa luta, ressalta Cilene, diante da constatação de que mais de 90% dos focos do mosquito se encontram nas residências.