Estratégias de segurança

Segurança do São João de Caruaru contará com 600 policiais por dia

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 29/05/2015 às 11:05

O esquema de segurança para o São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi divulgado durante uma reunião no Museu do Barro nessa quinta-feira (28). As polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Destra e Fundação de Cultura e Turismo detalharam as estratégias de segurança para os dias de festa nos seis polos de animação do Maior e Melhor São João do Mundo.

Os pontos mais enfatizados giraram em torno dos polos Forró do Candeeiro, Alto do Moura e Pátio de Eventos. A Polícia Militar garantiu um aumento de 10% no efetivo e informou que containers serão instalados em pontos estratégicos para reforçar a segurança, câmeras de monitoramento e serão usados sete segway, que são veículos elétricos de locomoção para pequenos trechos.

Em dias de maior movimentação, trabalharemos com cerca de 600 policiais, apoio da cavalaria, do batalhão de choque, câmeras, detectores de metal manuais, containers e de sete segways. Conseguimos ajustar algumas questões pontuais que foram presenciadas no ano passado e atuaremos de forma mais estruturada, explica o coronel Clenildo Nunes, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar. Ainda de acordo do a PM, o investimento para este ano gira em torno de R$ 900 mil.

Outro aspecto garantido pela polícia foi o incremento de policiamento no bairro Nossa Senhora das Dores e na periferia, além do Terminal Rodoviário, hospitais, estradas, Feira da Sulanca e centro comercial. A PM também será parceira durante as abordagens da Operação Lei Seca, realizada pelo Detran e Destra.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Destra, representada pelo seu diretor presidente, coronel Jailson Pacheco, também apresentou novidades. Conseguimos mais uma vez o apoio do Detran e vamos tentar ao máximo evitar que condutores dirijam sob efeito alcoólico. A parceria do ano passado deu certo e nós conseguimos reduzir o número de acidentes em 50%. A meta é aumentar esse número, pontuou.

O Corpo de Bombeiros e Polícia Civil também garantiram uma atenção especial aos festejos juninos. Atuaremos com viaturas de resgate de incêndio, plataformas e cerca de 75 profissionais, pontua o major do CB, Eduardo Azevedo. Já a Polícia Civil confirmou um efetivo por noite de 20 policiais, além da delegacia itinerante do turista, que funcionará em um ônibus. A Delegacia do Turista será de fundamental importância, uma vez que teremos profissionais especializados no atendimento a esse público, lembra o delegado Bruno Vital.

Além de todo este trabalho, a Fundação de Cultura e Turismo anunciou o incremento de mais 200 seguranças privados e câmeras de monitoramento que auxiliarão o trabalho dos órgãos de segurança. Trabalharemos em parceria com o objetivo de resguardar a integridade dos forrozeiros que forem aos polos de animação, finaliza o coordenador geral da segurança do São João 2015, coronel João Bosco.