Saúde

HMV lança projeto Cine-Pipoca para pacientes da oncologia e neurologia

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 04/06/2015 às 8:26

Pacientes poderão assistir filmes regionais e nacionais
Foto: Renand Zovka/Divulgação.
O Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lançará nesta sexta-feira (5) o Projeto Cine Pipoca. O objetivo é que pacientes e acompanhantes dos setores de oncologia e neurologia possam assistir a filmes regionais e nacionais a fim de melhorarem a autoestima como complemento do tratamento clínico. O projeto está sendo promovido pela Comissão de Humanização do HMV.

Participarão os pacientes que tiverem condições clínicas, avaliados, anteriormente, por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. O primeiro filme a ser exibido será a comédia O Auto da Compadecida. A unidade ofertará, durante a sessão, lanche saudável e pipocas.  

Para Selem Brandão, médico oncologista e membro da Comissão de Humanização, o projeto traz benefícios como a diminuição do estresse e ansiedade dos pacientes e acompanhantes. Essas pessoas passam longos períodos dentro da unidade hospitalar, dependendo da patologia tratada. Logo, isso gera estresse e ansiedade. O Cine-Pipoca, além de propiciar o acesso à cultura através de filmes educativos e motivacionais, melhora o humor e as relações interpessoais. Já para os trabalhadores da unidade, otimizam o acolhimento humanizado que é o que o HMV busca priorizar. Esse é apenas o início de tantos projetos de humanização que vamos implementar no HMV, destaca. A ação será estendida a outras alas do hospital.