Sismo

Tremor sentido em Caruaru teve magnitude de 3,3 graus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/07/2015 às 17:26

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal Rural do Rio Grande  (LabSis/UFRN), confirmou, neste domingo (26), que o tremor de terra sentido ontem em Caruaru e em outras cidades próximas, na região Agreste de Pernambuco, atingiu a magnitude de 3,3 graus na escala Richter (que pode chegar até 9).

O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Caruaru
Foto: LabSis/UFRN
O tremor ocorreu por volta das 18h42 do sábado (25) e rapidamente ganhou as redes sociais, com moradores relatando ter ouvido um "estrondo", como um relâmpago, e sentido portas e janelas tremerem. 

Nas redes sociais, moradores de Caruaru relatam ter sentido tremor de terra, por volta das 18h45 deste sábado...

Posted by NE10 on Sábado, 25 de julho de 2015

De acordo com o LabSis, o epicentro do tremor ocorreu entre os municípios de Caruaru e Bezerros, ambos no Agreste. Segundo os pesquisadores da UFRN, trata-se de uma área epicentral onde antes não haviam ocorrido sismos dessa magnitude. "Dada a localização, próxima ao Lineamento Pernambuco, é possível que esteja ocorrendo a reativação de um trecho do mesmo, o que já aconteceu em outras localidades como Caruaru, São Caetano e Belo Jardim", revelam.

 

Os últimos registros do tipo na região foram nos dias 30 de junho e  1º de julho, quando o Laboratório de Sismologia da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) apontou um total de quatro tremores de terra. O primeiro tremor aconteceu às 15h53 com magnitude preliminar estimada em 1.9. O segundo evento ocorreu às 16h20 com magnitude preliminar estimada em 2.0. O terceiro evento ocorreu às 16h49 e teve magnitude preliminar estimada em 2.2.  Já na madrugada do dia 1º, o tremor aconteceu às 3h16 e teve magnitude preliminar estimada em 1.5 graus na escala Richter.