Droga

PF prende em Salgueiro passageiro de ônibus que traficava 30 kg de maconha

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/07/2015 às 8:37

Peso total da maconha apreendida foi de 29,8 quilos
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Um agricultor foi preso em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, acusado de traficar 30 quilos de maconha. Raimundo Nunes Pereira, 43 anos, estava foragido da Justiça: foi preso em 2004 e 2013 por assalto à mão armada em Tocantins e Brasília (Distrito Federal).

Droga foi encontrada na mala e bolsa de mão do passageiro
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Raimundo Ferreira foi pego no último domingo (26) em abordagem de rotina em barreira policial na BR-232, em Salgueiro. O agricultor estava em um ônibus que seguia para o Recife. Os policiais revistaram as bagagens de mão dos passageiros, e encontraram na de Ferreira três tabletes de maconha.

Quando descoberto, o preso negou que a mochila era dele, mas outros passageiros do ônibus desmentiram a versão do agricultor. Já na mala do homem, que estava no compartimento de bagagens, a PF encontrou mais 27 tabletes da droga.

O preso apresentou ainda uma carteira de identidade falsa, que tinha o nome de Francisco José de Lima. Ele teria colocado sua foto no documento porque estava foragido da Justiça do Distrito Federal.

Autuado por tráfico de drogas e falsificação de documento público, Raimundo Ferreira poderá pegar penas que variam de cinco a 20 anos de reclusão, caso condenado. Ele foi encaminhado para a cadeia pública de Salgueiro, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Em interrogatório, Ferreira teria dito à PF que o entorpecente seria entregue em Serra Talhada, também no Sertão, e a identidade falsa teria sido encontrada na rua.

BALANÇO - Esta é a 14ª apreensão de drogas pela Polícia Federal em Pernambuco. Até agora foram presas 22 pessoas por envolvimento com o tráfico. Ao todo, foram apreendidos 712 quilos de maconha, 144 quilos de pasta base de cocaína e 8,7 quilos de crack.