Esquizofrênico

Homem com problemas mentais está desaparecido desde quarta

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/09/2015 às 15:18

Xande era diagnosticado com esquizofrenia e sumiu quando teria ido à feira
Foto: Divulgação
Um homem de 52 anos que possui deficiência mental desapareceu há dois dias em Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco. Alexandre José Ribeiro de Oliveira, conhecido como Xande, diagnosticado com esquizofrenia, está desaparecido desde as 10h30 da última quarta-feira, quando teria ido à feira e não retornou à casa onde mora.

De acordo com Alciene Vasconcelos, cunhada da vítima, o desaparecido tomava frequentemente dois tipos de remédios, e se suspeita que ele estava sem se auto-medicar há alguns dias, antes mesmo de desaparecer. O irmão Aguinaldo Oliveira - com quem ele morava - não havia percebido, o que teria provocado um surto na vítima e levado a desaparecer.

Alciene explica que ele era capaz de exercer atividades, já que a doença era controlada e a vítima, tranquila. "Alexandre sai da casa apenas com a família, exceto quando ele ia à feira, banco ou igreja", complementa.

A cunhada lembra que a vítima estava de camisa polo marrom claro e portava um crucifixo de madeira no pescoço. Segundo ela, a família está preocupada com o desaparecimento, uma vez que "ele não possuía maldade e não sabia se defender". "Não temos a mínima ideia de como está a situação dele, se está dormindo direito, se está se alimentando", lamenta.

Conforme a família, ele era independente e costumava atender na mercearia e fazer plantações no quintal da casa onde morava.

Alciene afirmou também que Alexandre já foi procurado pela família no município de Nazaré e cidades vizinhas, além de espalhar cartazes por hospitais, postos de gasolina.

Quem encontrar com a vítima pode em contato através dos telefones (81) 3633.1370 ou 99737.4244.