Crise hídrica

Compesa inicia rodízio de abastecimento em Serra talhada

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 13/10/2015 às 11:02

Em virtude da pior seca dos últimos 50 anos e com perspectivas de novo ano de estiagem em 2016, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está adotando medidas para preservar o manancial de Cachoeira II, que abastece a cidade de Serra Talhada, no Sertão Pernambucano.

Um regime de rodízio de 24 horas sem água foi implementado no município. Segundo o gerente regional do Pajeú, Luciano André de Freitas, a ação, que visa garantir o prolongamento de utilização do Cachoeira II, vai interromper o abastecimento dágua durante um dia da semana, em cada bairro da cidade, conforme o novo calendário de abastecimento.

Resumindo, os bairros ficarão um dia sem água e seis com, salvo os novos loteamentos que se localizam no final de rede, e já estavam em regime de rodízio, terão interrupção de três dias, destacou Freitas. Atualmente 86% da população recebe água 24 h e o restante é abastecida diariamente.

Além do Cachoeira II, a cidade de Serra Talhada é abastecida pela Adutora do Pajeú. Com volume total de 21 milhões de metros cúbicos,o Cachoeira II hoje se encontra com 19,4% de sua capacidade e segundo as últimas simulações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), caso não chova, é provável que o manancial atinja o volume morto até julho de 2016.

 

 

De acordo com Luciano Freitas, se esta situação não for revertida, é possível ainda que o calendário de abastecimento seja mais intensificado. Essa ação será muito importante pois além de prolongarmos a vida útil do manancial e mantermos o máximo de água na rede de distribuição, vamos conscientizar a população para a utilização racional e correta do sistema de abastecimento dágua. Esperamos com isso garantir o bom abastecimento na cidade, finalizou Freitas.