Cuidados

Projeto recolhe cães das ruas de São Bento do Una

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/10/2015 às 12:06

Animais estão sendo recolhidos das ruas para receber tratamento
Foto: divulgação
Mais de 180 cães, entre eles quase 40 filhotes, foram recolhidos ao longo desta semana das ruas do município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, para serem cuidados. Os animais serão tratados e marcados e deverão ser disponibilizados para adoção pela população. A ação faz parte do projeto "Por um Cãozinho Feliz", que começou no último sábado (10).

A ideia do projeto surgiu há um ano, através da empresária Daniele Almeida, 33 anos, que todos os anos realiza uma corrida beneficente. "Cada ano o tema é diferente, já fizemos para ajudar crianças, um Natal solidário, e este ano o tema foi 'Por um Cãozinho Feliz'", conta. Aproveitando o fôlego dos participantes e patrocinadores do evento, ela decidiu seguir em frente com o projeto de recolhimento dos animais das ruas.

"Primeiramente pensamos em pegar só os machos para castrar, mas percebemos que a maioria dos animais eram fêmeas, então estamos recolhendo todos, até os filhotes", explica. Os bichos são levados para o Canil Municipal, onde são higienizados, alimentados e passam por acompanhamento veterinário. "É até uma questão de saúde pública", afirma.

Cães são higienizados no Canil Municipal
Foto: divulgação
Após o atendimento aos animais, o próximo passo do projeto é fazer uma feira de adoção com os bichinhos. Para isto, o grupo tenta resolver os trâmites legais de abrigar cães de rua junto a um promotor. O objetivo agora é montar uma Organização Não Governamental (ONG), ideia antiga dos moradores de São Bento.

Neste domingo (18), os machos serão castrados por uma equipe de veterinários e professores e alunos do câmpus Garanhus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As fêmeas devem ser esterilizadas depois, já que os custos dos equipamentos para realizar o procedimento nelas são mais altos e a recuperação é mais demorada.



A divulgação do projeto é feita de porta em porta na cidade, nas redes sociais, em igrejas, entre outros meios. O "Por um Cãozinho Feliz" recebe doações de ração - inclusive a específica de filhotes - no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo (onde fica o canil) ou na sede da Granja Almeida, da família de Daniele.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato através do email [email protected] ou pelo telefone (81) 99229.4929.

A ação conta com o apoio de agentes de endemias da Prefeitura de São Bento do Una, da 10ª Companhia de Engenharia e Combate do Exército Brasileiro e dos Desbravadores Pérolas Preciosas, além de voluntários do projeto.