Investimento de R$ 5.800

Prefeitura de Caruaru começa a implantar chips em cães e gatos

Núcleo SJCC/Caruaru
Núcleo SJCC/Caruaru
Publicado em 05/11/2015 às 11:51

Animais serão identificados por microchip implantado pela gerência
Foto: Divulgação.
A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lançou o Programa Prefeitura Amiga dos Animais de Identificação Eletrônica, que consiste na microchipagem de animais carentes do município. O lançamento ocorreu durante a realização da 9ª edição da Campanha de Adoção de Cães e Gatos.

O veterinário José Simonal explicou para os presentes como ocorre a microchipagem e os benefícios que ela traz para os animais e para população. Terão acesso à microchipagem os animais adultos adotados através da Gerência, após implantação do programa, assim como também cães e gatos comunitários castrados pela GPA. Com a adoção desse procedimento, a prefeitura poderá acompanhar, por meio de registro digital, de forma mais ágil e segura as condições em que cães e gatos carentes do município se encontram.

O microchip é um recurso altamente valorizado pelos defensores dos animais. Inicialmente, 550 microchips serão aplicados. O investimento foi de R$ 5.800. Segundo o veterinário José Simonal, Os microchips são de fácil aplicação, seguros, invioláveis e permanentes. Devem ser implantados por aplicadores específicos e não é necessária anestesia geral. Uma vez implantados em um animal, não poderão ser reutilizados para outro".

MICROCHIP - O microchip é um registro interno, sem riscos para os animais, revestido por cápsula de biovidro de 12X12 mm. Ele tem um número único que conterá dados como nome e endereço do proprietário, idade do animal e data da esterilização.

A Campanha de Adoção de Cães e Gatos segue até sexta-feira (6) no horário das 10h às 15h. Ao todo, 60 animais serão expostos para adoção, entre eles: machos e fêmeas, adultos e filhotes. Todos os animais do evento são vacinados e vermifugados, assim como os que se encontram em idade adulta estão castrados.

Os interessados devem se dirigir ao Bairro  Shopping Leste, que fica localizado na rua presidente Artur Bernardes, bairro do Salgado, munidos de RG, CPF, comprovante de residência e caixa para transportar o animal adotado.