Saúde

Prefeitura de Caruaru organiza força-tarefa para combater à dengue

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/12/2015 às 9:28

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizou nessa terça-feira (1º) a primeira reunião da força-tarefa para o combate ao Zika Vírus, à Dengue e à Chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. O combate será reforçado em mutirões de erradicação dos focos, com a participação dos 300 agentes de saúde e Exército, além da participação técnica dos governos Estadual e Federal.

A reunião envolveu as secretarias de Governo, de Participação Social, de Serviços Urbanos, de Saúde, de Educação e de Políticas Sociais, além do Departamento de Limpeza Urbana. A ideia é integrar as unidades da prefeitura diretamente ligadas ao setor social, a fim de desenvolver ações intensivas nas zonas urbana e rural do município com maior sinergia e simultaneidade nas ações de prevenção, educação e combate direto ao mosquito.

A Secretária Aparecida Souza desenhou para os presentes, com suporte direto do Chefe da Vigilância Sanitária, Paulo Florêncio, os novos passos, além dos mutirões em bairros,  a serem dados pelas secretarias presentes à reunião em ações simultâneas que mobilizarão dirigentes escolares, agentes sociais, professores, estudantes e órgãos da sociedade civil, incluindo o Ministério Público.

Na próxima sexta-feira (4), no Centro Administrativo, será instalado o comitê diretor das operações conjuntas contra o mosquito que devem se estender ao longo do primeiro semestre de 2016.