Saúde

Caruaru tem 25 casos de microcefalia em investigação, diz secretaria

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/12/2015 às 9:43

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) e a Maternidade Jesus Nazareno, localizados em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, serão referências para o atendimento dos bebês com suspeitas de microcefalia. A cidade tem 25 casos da doença em investigação.

O HMV atenderá a população infantil da 4ª e 5ª Região de Saúde que compreendem 53 municípios. A Central de Regulação de Leitos do Estado está encaminhando os bebês para a unidade. Nesta semana, foram atendidas seis crianças cuja avaliação não foi positiva para microcefalia.

Serão ofertadas pela Central de Regulação 25 vagas, por semana, e os atendimentos no HMV ocorrerão todas as terças-feiras. Os bebês passarão por avaliação especializada com neuropediatras e farão exames de tomografia computadorizada. Em breve, serão realizados exames de LCR que complementa o diagnóstico em busca de possíveis patologias neurológicas.

Com a confirmação da microcefalia, os bebês deverão ser acompanhados por uma equipe multiprofissional do HMV e também pela rede de saúde do município de origem do paciente. O bebê que for diagnosticado com microcefalia volta ao acompanhamento no hospital. Futuramente, nós teremos o poder de ofertar a fisioterapia. Em quanto isso, os municípios deverão absorver alguns serviços que essas crianças necessitarem, esclarece Maria Paula Martins, uma das coordenadoras do setor de neurologia e neuropediatria do HMV.

Maria Paula também afirmou que a unidade está preparada para receber a demanda das duas Regiões de Saúde. Por enquanto, esse quantitativo de consultas semanais é satisfatório. No futuro, se houver necessidade, existe a possibilidade de aumentar a oferta., destaca.