fenômeno

Moradores de Flores relatam chuva de granizo no Sertão

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/12/2015 às 19:50

Granizo-em-Flores-680x250
Imagens foram postadas por moradores nas redes sociais 

Um fenômeno natural que não é tão comum no Sertão de Pernambuco aconteceu na tarde dessa terça-feira (23). Moradores do município de Flores, a 386 quilômetros do Recife, postaram imagens nas redes sociais de chuva de granizo na cidade. De acordo com o meteorologista Roni Guedes, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o tipo de nuvem que se formou teria possibilitado a formação dos cubos de gelo. "A gente analisou as imagens de satélite, indicando que as nuvens cúmulos nimbos, além do relevo da cidade, teriam possibilitado a formação do granizo", explicou.

A alternância entre o tempo seco e a umidade baixa possibilitaram a ocorrência do fenômeno. "Esse tipo de acontecimento ocorre em regiões de alto relevo como no interior do Estado, que ajuda na formação de nuvens. Na Região Metropoltana do Recife, por exemplo, esse fenômeno não ocorre devido à altitude em relação ao nível do oceano", afirmou Guedes.

Na terça-feira, segundo o meteorologista, a Apac registrou dez milímetros de chuva no município de Flores. Ele explica ainda que o mês de dezembro indica a previsão de chuva para os próximos quatro meses, período de intensidade de temporal no Sertão.

Apesar do fenômeno inusitado, o episódio já ocorreu no Estado pelo menos outras quatro vezes, desde 2011. Segundo o meteorolosgista, os municípios atingidos foram Chã Grande, Riacho das Almas e Bezerros, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão.