Após surto de dengue

Índios, agentes de saúde e endemias recebem capacitação em Pesqueira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/01/2016 às 9:56

Nesta quarta-feira (13), técnicos da IV Gerência Regional de Saúde (Geres) estão no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, capacitando agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e representantes das tribos indígenas em relação ao controle das arboviroses - chikungunya, dengue e zika, além do combate ao Aedes aegypti, principal vetor da doença. A atividade ocorre durante todo o dia, no Casarão Rosa, anexo da prefeitura.

A cidade tem apresentado aumento no número de casos de dengue e tem sido alvo de várias ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Pela manhã, a capacitação será voltada para o representante dos indígenas, que reforçarão as ações de controle do vetor em áreas de reservas. Em novembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já havia capacitado 14 índios. Hoje, a expectativa é que sejam cerca de 50.

À tarde, a capacitação será destinada à agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. O objetivo é treinar pessoal para a detecção de focos e ações de prevenção no combate ao Aedes aegypti. Essa é mais um trabalho que estamos desenvolvendo, junto com a SES, em relação ao combate à dengue, chikungunya e zika no município. Desde o início do ano, estamos reforçando as atividades na cidade, incluindo desde visitas às unidades de saúde para revisão de prontuários e quadros clínicos até visita aos bairros para planejamento do uso de larvicidas, explica.