Crise hídrica

Compesa muda abastecimento de água em Brejo da Madre de Deus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/01/2016 às 8:58
NOTÍCIA
Leitura:

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) irá alterar a partir da próxima segunda-feira (18) o calendário de abastecimento em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. A mudança afetará também o fornecimento de água nos distritos de Barra de Farias e Fazenda Nova. A medida, segundo a Compesa, é para preservar a água da Barragem Santana II e proporcionar um abastecimento melhor durante a Semana Santa.

Atualmente, o manancial está com 37% de sua capacidade total, que é de 568 mil metros cúbicos. Com a mudança, a Compesa irá reduzir a retirada da barragem de 26 para 15 litros por segundo e aumentar o calendário de abastecimento para duas semanas em Brejo da Madre de Deus e outras duas para Fazenda Nova e Barra de Farias, de forma alternada.

Segundo o coordenador técnico da companhia, George Ramos, a expectativa é que a barragem tenha um aporte de água a partir do período de fevereiro, quando aumenta a incidência de chuvas na região. Estaremos realizando o acompanhamento e, na medida em que o manancial for ganhando nível, iremos alterar o calendário, aumentando a oferta de água, explica.

Mais Lidas