Balanço

Caruaru tem chuvas 73% acima da média em janeiro, diz Apac

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/02/2016 às 10:23

Chuvas ficaram acima da média em várias cidades da região
Foto: Arquivo Pessoal/Jorge Luiz.
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou nesta quinta-feira (4) um balanço das chuvas no mês de janeiro em cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco. De acordo com a Apac, as chuvas ficaram acima da médias em várias cidades das duas regiões. O aumento no percentual de água foi causado por um ferômeno chamado de Vórtice Ciclônio, que também causou raios e granizo.

A Apac informou que choveu 64 milímetros em janeiro em Caruaru. Um aumento de 73% sobre o que era esperado, cerca de 36 mm. Já em Garanhuns choveu 120 mm, 165% acima da média para o mês. Em Arcoverde, no Sertão, choveu 294% a mais, cerca de 167 mm. Outra cidade do Sertão, Serra Talhada, também registrou chuvas acima da média. Eram esperados 82 mm e choveram cerca de 153.

Ainda segundo a Apac, apesar de janeiro ter sido um mês com chuva acima do esperado, nos próximos três meses deve chover menos. A expectativa é que, em todo o Nordeste, as chuvas fiquem abaixo da média história para o trimestre fevereiro, março e abril.