Estrategia

Unidades de Saúde de Caruaru descentralizam atendimento de pacientes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/02/2016 às 10:58

As 63 Unidades Básicas de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, passaram a atender pacientes com sintomas das três arboviroses, Zica Víruas,  Febre Chikungunya e dengue. A medida começou a ser implantada no dia 1º de fevereiro pela Secrearia de Saúde.

Segundo a secretaria, a ação tem por objetivo descentralizar o atendimento nas UPAs, ampliando a rede para melhor atender à população, diminuindo o tempo de espera nos atendimentos. Essa ação foi apresentada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Segundo a secretária de Saúde, Aparecida Souza, a estratégia tem apresentado resultados Estamos informando aos pacientes essa medida para desafogar as Unidades de Urgência e Emergência, a fim de melhor atender a toda a comunidade. Nossa prioridade é diminuir a entrada nas UPAs, para diminuir o tempo de espera do paciente.

A secretaria informou que mais de 10 mil pessoas foram atendidas nas UBS's do dia primeiro de fevereiro até agora. A média diária de atendimento é de 600 pacientes. Qualquer pessoa que estiver com os sintomas das arboviroses deve procurar a unidade de saúde do seu bairro, ou a mais próxima, para ser atendida. O horário de atendimento das UBSs é das 7h às 13h, de segunda a sexta.