Economia

Comando Presente define estratégias para 2016 no Parque 18 de Maio, em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/03/2016 às 11:41

Reunião desta quarta-feira discutiu estratégias para o Comando Presente em 2016
Foto: divulgação/Comando Presente
As entidades que integram o projeto Comando Presente, que atua para garantir a segurança pública no Parque 18 de Maio, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizaram reunião na manhã desta quarta-feira (16) para definir estratégias para o ano de 2016. Iniciado em outubro do ano passado, o programa vai continuar ao longo deste ano, financiado pela iniciativa privada.

"Avaliamos o que foi feito no ano passado e chegamos à conclusão que foi positivo, cada órgão participante melhorou sua prestação de serviço", afirmou o tenente-coronel Roberto Galindo.

De acordo com Galindo, entre os pontos que precisam ser melhorados e foram discutidos na reunião estão o cadastramento dos carroceiros, organização dos ambulantes, intensificação do trabalho dos bombeiros, fiscalização da poluição sonora, entre outros.

Para a manutenção das ações do programa, foi calculado o valor de R$ 4 mil, que será arrecadado entre as associações e entidades participantes: Sindloja, Acic, CDL, Associação do Sulanqueiros de Caruaru, Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Caruaru, Associação dos Fornecedores de Bancos, Sindicato do Comércio Atacadista de Caruaru e representantes das feiras de Artesanato e da Fundac.

"É uma iniciativa muito importante não só para a Feira da Sulanca ou centro da cidade, mas para toda Caruaru, tendo em vista que a Feira impulsiona a economia do município, pontua o presidente do Sindloja, Alberes Lopes.

Na reunião, também foi sugerido que outros órgãos fossem convocados para participar do Comando Presente, como o Ministério Público de Pernambuco, o Samu e a Vigilância Sanitária.

A base do Comando Presente é a integração das entidades representativas de classes, órgãos de segurança e a sociedade civil. O programa também pede à Prefeitura de Caruaru maior estruturação no Departamento de Feiras e Mercado, ala responsável pela organização da Feira da Sulanca.

Entre as ações realizadas pelo Comando Presente, estão a instalação de contêineres na Feira da Sulanca para as polícias, aumento de PMs no Parque 18 de Maio, policiais civis infiltrados na feira, desobstrução de ruas que dão acesso ao Parque 18 de maio, sinalização e pintura de meio fio e faixa de pedrestres, entre outros.