Serra dos Cavalos

Famílias cobram entrega de casas prometidas pela prefeitura de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/04/2016 às 10:13

Famílias foram retiradas de reserva ambiental
Foto: Arquivo/PMC.
Cerca de 17 famílias estão cobrando a entrega de casas e do título de posse de terras prometidos pela prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, há cinco anos. De acordo com Rosenilson Santos, as famílias foram retiradas da Reserva Ambiental de Serra dos Cavalos em 2011 e desde então, aguardam a entrega das casas ou dos títulos de posses.

De acordo com Rosenilson, as pessoas continuam trabalhando nas terras do Distrito de Brejo Velho, mas não tem nenhuma garantia da posse das propriedades. A gente morava no Murici e vai todo dia trabalhar no brejo. A gente trabalha, mas não é dono de nada, só é dono quem pode provar que tem. E como é que se prova ser dono de alguma coisa sem nenhum documento? A gente tem medo de ficar sem ter onde trabalhar e sofrer para sustentar a família.

Em nota, a Prefeitura de Caruaru informou que os moradores de Serra dos Cavalos tiveram que deixar a área em cumprimento uma decisão judicial, em 2009, pois tratava-se de invasão. Desta forma, eles não teriam direito a nenhum benefício. Mesmo assim, a Prefeitura de Caruaru, junto com o Governo do Estado, na época, desapropriou uma área próxima para que os moradores pudessem continuar trabalhando na agricultura. Ainda, conforme acordo com o município, é repassado, mensalmente, o valor de R$ 545,00 a cada família.

Sobre a agrovila, a prefeitura elaborou um projeto e, desde então, busca recursos para viabilizar a construção das casas.