Benefício

INSS prioriza atendimento de bebês com microcefalia em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/04/2016 às 9:12

Crianças com diagnóstico de microcefalia têm direito à benefício
Foto: JC Imagem.
A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está priorizando o atendimento e concessão de benefícios para famílias de bebês com microcefalia. De acordo com Robson Galvão, gerente executivo da agências, as mães não precisam realizar agendamento para buscar atendimento. Elas passarão por uma triagem na chegada ao INSS e depois serão encaminhadas à gerência.

De acordo com o gerente, as mães terão todo o atendimento realizado em único dia. Depois da triagem, elas são direcionadas para técnicos, que farão um cadastro. Depois de se cadastrarem, as famílias serão analisadas por uma assistente social e por fim, o bebê passará por uma perícia médica com um médico exclusivo para realizar o procedimento. A gente conseguiu transformar um processo que levaria seis meses para menos de 24 horas, explica.

INSS Caruaru está priorizando atendimento de bebês
Foto: Reprodução/TV Jornal.
Os bebês que tiveram o diagnóstico de microcefalia confirmado terão direito a um benefício do INSS no valor de R$ 880. O benefício será em nome do bebê durará toda a vida da criança.  Ainda segundo Robson Galvão, para pedir o benefício as mães devem levar os seguintes documentos: registro e CPF da criança; RG e CPF do pai e da mãe, certidão de casamento (ou união estável) e comprovante de residência.

Estamos atendendo pessoas da região. Temos 40 casos confirmados. Estou esperando uma lista com os telefones das mães para ligar de uma por uma e informar sobre o benefício. Estudo ainda ampliar esse sistema de priorização para outras pessoas, principalmente crianças de até dois anos.

Andreia Andrade foi uma das mães beneficiadas pelo novo sistema de atendimento. O filho dela, João Lucas, tem sete meses e teve a microcefalia confirmada após exames. Fui bem atendida, não teve aquela demora. Estou só esperando para saber se o benefício foi concedido. Eles disseram que o resultado sai em até 15 dias, conta.

A agência do INSS de Caruaru funciona na Avenida Rui Barbosa, número 250, no bairro Maurício de Nassau. O atendimento é das 7h às 17h. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone (81) 3727-9500.