Saúde

Hospital realiza mutirão para diagnóstico de microcefalia em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/04/2016 às 10:33
NOTÍCIA
Leitura:

Mutirão contará com profissionais de várias áreas
Foto: JC Imagem.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, realizaram, nesta sexta-feira (15), uma ação para agilizar o diagnóstico de bebês com suspeita de microcefalia. A mobilização terá início às 7h e contará com dez neurologistas que investigarão a rigidez muscular e a resposta a estímulo dos bebês, além de verificar o perímetro encefálico das crianças.

Caso seja detectado algum sinal de malformação craniana, os bebês serão submetidos a exames de ultrassonografia e LCR que recolhe o líquido cefalorraquidiano dos bebês. Todos esses procedimentos serão realizados no próprio hospital. A ação, que se repetirá no dia 29 de abril, na mesma unidade, deve atender cerca de 200 bebês de municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco.

Além dos neurologistas, uma equipe composta por mais de 100 profissionais de diferentes áreas da saúde darão suporte operacional e técnico às ações. Além disso, haverá palestras com assistentes sociais e advogados que mostrarão quais os benefícios garantidos na lei para as mães que tiveram seus filhos com a doença confirmada.

DADOS - De 1º de agosto de 2015 até o dia 09 de abril de 2016, 1.849 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco. Desse total, 761 (41%) casos atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia. Ao todo, 312 crianças têm os diagnósticos confirmados para a microcefalia e 664 descartados.

Mais Lidas