Saúde

Hospital realiza 2º mutirão para diagnóstico de microcefalia

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/04/2016 às 8:02

Para acelerar o diagnóstico no interior pernambucano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Hospital Mestre Vitalino (HMV), estão realizando nesta sexta-feira (29) o 2º mutirão em Caruaru, no Agreste. A mobilização contará com dez neurologistas que investigarão a rigidez muscular e a resposta a estímulo dos bebês, além de verificar o perímetro encefálico das crianças.

Caso seja detectado algum sinal de malformação craniana, os bebês serão submetidos a exames de ultrassonografia e LCR que recolhe o líquido cefalorraquidiano dos bebês. Todos esses procedimentos serão realizados no próprio hospital. A previsão é atender cerca de 190 crianças. No último mutirão, foram atendidas 42 crianças, sendo que três delas tiveram diagnóstico fechado para microcefalia.

Além dos neurologistas, uma equipe composta por mais de 100 profissionais de diferentes áreas da saúde darão suporte operacional e técnico às ações. Além disso, haverá palestras com assistentes sociais e advogados que mostrarão quais os benefícios garantidos na lei para as mães que tiveram seus filhos com a doença confirmada.

Dados - De acordo com dados oficiais do Estado, até o dia 9 desse mês, no Agreste de Pernambuco, foram confirmados 65 casos de bebês com microcefalia e 461 notificados. Já no Sertão, são 24 confirmados e 179 notificados.